domingo, 17 de maio de 2009

Resumo da 1ª Maratona BTT de Valongo



17.Mai.2009 - Os 3 Mosqueteiros (Carlos Borges, Tiago Borges e Carlos Manuel) e ainda um habitual companheiro (o Vítor) participaram hoje nesta prova. O Bruno fez mais uma vez gazeta... e não sabe o que perdeu!
A partida foi animada pelo relato do "Pegada" e às 9.20h arrancámos em direcção a Couce. O Tiago e o Vítor "engataram" no grupo da frente (e por lá se mantiveram até final) enquanto os "velhotes" se foram entretendo com os aspectos paisagísticos da corrida. Atravessado o rio e com apenas 8 km percorridos iniciou-se a subida para a Pia e aí deu para ver que grande parte da malta não sabia ao que ia, pois pela 1ª rampa acima já parecia a marcha dos condenados! Aproveitando o conhecimento do terreno, os "velhotes" foram passando muitos companheiros e chegando-se à frente, até que, cerca dos 19 km um furo condicionou a nossa prestação, pois nele gastamos a nossa última câmara sobressalente (tínhamos dado outra cerca de 200 m antes, a um companheiro em apuros...) e o pneu não ficou a inspirar confiança. O passeio prosseguiu sempre com uma temperatura agradável e com muitas subidas "como a gente gosta". Após a passagem em Campo e já com cerca de 35 km acelaramos em direcção a Valongo, pois pensávamos estar na recta final, em face da quilometragem prevista (40 km); acontece que os nossos amigos da organização fizeram-nos uma surpresa e deram-nos um bónus de mais de 10 km, obrigando-nos a subir Quinta-Rei, a passar em novo controlo (na base do helicóptero) e a descer o "Piloto", numa altura em que já chovia. Sem outros problemas para além de 2 quedas na lama - só para sujar o equipamento - lá chegaram os "velhotes" ao destino, cerca das 13.30h e uma hora depois do Tiago (que ainda teve tempo para se perder) e do Vítor que também quis furar! Nos demais companheiros, contaram-se muitos furos, correntes partidas e algumas quedas feias com direito a visita ao hospital; também houve muitos "empenos" e juras de que podem voltar a Valongo para passear mas nunca mais para andar de bicicleta! Depois do banho da ordem rematamos o dia com uma esparguetada à bolonhesa e o resto da tarde... foi a dormir. Ficamos agora a aguardar pelas fotos para "vos meter raiva!"CM

terça-feira, 12 de maio de 2009

Domingo - BTT em Valongo

É já no próximo Domingo, dia 17, que os "maduros" do costume irão participar na 1ª Maratona de BTT de Valongo (40 km).
O piso deve estar molhado e o Bruno está a tentar uma recuperação em contra-relógio para ver se não se vai ficar apenas pelo apoio moral aos restantes elementos.
Estes, apesar de a prova não ter uma vertente competitiva (mas vão ser registados os tempos) estão com grandes expectativas... quanto ao almoço! CM

terça-feira, 5 de maio de 2009

3ª Etapa: Redondela - Santiago de Compostela (3.Mai.2009)



Levantamos-nos cedo e a manhã estava muito fria.
Seguimos sem problemas até Arcade/Pontesampaio e um pouco adiante, numa das zonas mais difíceis do Caminho, tivemos de fazer um desvio porque a ponte do trajecto original tinha "fugido" numa enxurrada.
Chegados a Pontevedra fomos enxotados no Albergue, onde não nos carimbaram as credenciais dizendo que estavam a limpar (?!) mas, em compensação, descobrimos uma pastelaria com umas soberbas empanadas, sandes e bolos.
Prosseguimos por Barro, onde eu faço questão de sair do Caminho para ir visitar os Moinhos do Barosa. A família Borges não conhecia e ficou maravilhada! Para ajudar à festa e sem estar nada combinado, estava lá o nosso Departamento de Logística todo!
Tiradas as fotos da ordem, prosseguimos viagem até Pontecesures, onde almoçamos boa comida (para o nível espanhol) e fizemos entrar novo avançado-centro: substituímos o Alvarinho pelo Ribeiro!
"Anda Ribeiro!" foi a frase nas subidas, enquanto nas descidas trepidantes se aplicava mais o "Lá vai a marmita!".
Por esta altura a vontade de chegar já é tanta (e o cansaço também) que, com a pressa, até entramos numa auto-estrada! E dela tivemos de sair em contra-mão!!!
Já nos arredores de Santiago ainda temos de contar com algumas subidas e parece que os kms nunca mais passam. O golpe derradeiro na nossa moral foi-nos dado por um rapazola espanhol, gordito, com uns 15-16 anos, que passou por nós numa dessas subidas, em grande velocidade e a comer um chupa-chupa...
Por fim lá chegamos. A cidade estava cheia e muito animada como de costume.
Após a obtenção da Compostela, a visita à catedral e feita a "foto de família", regressamos a Portugal.
Como balanço final refira-se que não tivemos quedas ou avarias e que prevaleceu sempre a boa disposição entre todos os elementos, o que tornou este passeio muito agradável!
O Tiago Borges ficou freguês e em Junho deve acompanhar o Bruno.
Para o ano haverá mais! CM

2ª Etapa: Ponte de Lima - Redondela (2.Mai.2009)



Esta etapa, que sabíamos ser a mais difícil, acabou também por ser a mais animada, já que partilhamos o Caminho com muitos companheiros vindos das zonas de Gaia, Maia, Fafe, Serra da Estrela, etc.
E se no primeiro dia a frase-chave foi do Carlos Borges, que perguntava se alguém queria comprar uma camisola quentinha, neste dia a frase foi: Toca Zé! já que um dos elementos do grupo da Serra da Estrela carregava uma "ronca"!
Subimos a Cruz dos Mortos sem grandes dificuldades, na companhia de uma menina da equipa Bicivendas, que mais tarde fez questão de pedalar connosco durante algum tempo.
Chegados a Valença fomos almoçar uma bacalhauzada e foi altura de substituir o nosso ponta-de-lança, tendo trocado o Valpaços pelo Alvarinho.
A abarrotar de comida e com o calor a apertar tivemos de comprar bebidas em vários sítios, tendo o Aquarius (passe a publicidade) salvo o dia.
Fizemos a subida do Santiaguiño de Antas e paramos; foi aí que também chegou o grupo da Serra da Estrela e deitaram-se à sombra! O homem da ronca já nem tocava e ainda queriam ir dormir a Pontevedra...
Por falar em dormir, recebemos entretanto pelo Bruno a má notícia: o parque de campismo de Redondela está(va) fechado.
Com o dia a acabar chegou o frio e como tivemos de pedalar ainda uns kms até à zona da praia as perspectivas para o descanso estavam a tornar-se negras.
No entanto, quando chegamos tínhamos as autocaravanas prontas para tomarmos banho e os jaquinzinhos pescados pelo pai do Bruno com um grande arroz!
Após o chamado "passeio higiénico" e a visualização das fotos do dia tratamos de dormir para nos restabelecermos para o último dia.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1ª Etapa: Porto - Ponte de Lima (1.Mai.2009)




Um dia em cheio...



Começamos às 7:00H, e já com uma baixa à partida (por lesão) e após 12 Horas de estrada, monte e rio, chegamos a Ponte de Lima... com muitas paragens pelo meio para ver a paisagem ;) e com ajuda do Valpaços.

Não satisfeitos, começamos logo uma nova etapa, procurar sitio para passar a noite, e que novela... rapidamente chegamos à conclusão que a crise não chegou ao turismo de Ponte de Lima, fomos parar ao Parque de Covas em V.N. Cerveira!!! às 21H!!!



Vamos descansar... até amanhã...