domingo, 25 de outubro de 2009

Aí está ela! Maratona nos Trilhos do Ceireiro

Aquela que é por muitos considerada a melhor maratona do país vai contar este ano com a presença do nosso grupo de BTT!
Assim, no dia 15 de Novembro próximo estaremos na Beselga (Penedono) e já estamos a tratar de toda a logística, preparando uma jornada que se prevê dura mas gratificante.
Até lá temos de treinar com afinco - a chuva não serve de desculpa para baldas -, havendo ainda a possibilidade de alguns de nós participarem no já clássico Raid de Sobrado, que tem lugar uma semana antes.
Para aperitivo aí vai o gráfico de altimetria:

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Homem da Marreta - Folgosa do Douro

Pois é pessoal do pedal, o Homem da Marreta fez a sua aparição na Folgosa do Douro!
Já estávamos preparados para uma jornada difícil e apesar de um lauto jantar na véspera (desde aqui um grande abraço ao Sr. Quim do Restaurante Mercantil em Armamar que, além da qualidade da gastronomia do seu estabelecimento, ainda prima pela enorme simpatia com que nos acolhe!) a verdade é que sofri bastante para conseguir levar até ao fim os quase 58 km deste passeio.
A partida foi dada pela hora espanhola, ou seja, às 10h e teve lugar numa rampa que é para não dizermos que não avisaram...
Começamos a subir pelo meio dos vinhedos, fomos subindo mais, depois mais um bocado, até que chegamos a Armamar para o reabastecimento. Estávamos então com pouco mais de 14 km e era meio-dia (à fantástica média de cerca de 7 km/h!). A partir daí foram alternando as subidas e as descidas e o percurso deixou de ser tão bonito e interessante, embora não faltassem macieiras e medronheiros. Estava a rolar sem problemas e o Bruno, a quem os treinos estão a fazer bem, acompanhava em alto ritmo quando ao 25 km sofri as primeiras cãibras e tive de parar e ir ao "esticador". A partir daí - faltavam 33 km - foi necessário "jogar à defesa" e tratei de gerir o Isostar (acabou ao km 40). Também comi as duas barras que levei (até parece que adivinhava) e fiquei à espera do segundo abastecimento, que nunca chegou porque não existia!
Felizmente a parte final, à excepção da zona da meta, era quase toda a descer e a rolar e como fui recuperando aos poucos não acabei em suplício. Chegamos às 3 da tarde, após 5 horas de batalha!
Como nota final, dizer apenas que depois de tal tareia, o almoço era copo-d'água...

sábado, 10 de outubro de 2009

Folgosa do Douro - Antevisão




No próximo dia 18 iremos participar num passeio na Folgosa do Douro.
O dito terá perto de 60 km e o nível é considerado médio/alto. Em princípio também lá estarão os amigos do Team Bonini de Valongo/Campo, que já são veteranos neste passeio. De acordo com os mesmos a dificuldade é mesmo real, porque as subidas são mais que muitas e durinhas. No entanto, o piso é geralmente bom e tudo é compensado pelas magnifícas paisagens do Douro e pelos abastecimentos, almoço e actividades para os acompanhantes. Veremos!

Vamos à favela?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 Cumes - Rescaldo

Quem nos acompanha já deve estar a pensar: "o empeno foi tão grande quem nem lhes apetece escrever...". E a verdade é que não estão muito longe da realidade, pois esta prova teve de tudo:
- uma bela subida em alcatrão para o belo Monte Nª Srª da Franqueira, onde encontramos o primeiro engarrafamento do dia (culpa da organização, posto de controlo mal colocado);
- de seguida, após uma descida tranquila, o segundo cume reservava-nos duas belas surpresas, pois tanto a subida como a descida foram de puro BTT;
- ah, não posso deixar de referir, no segundo abastecimento, lá estavam à n/ espera as já famosas bolas de Berlim de Barcelos;
- o 3 cume, o mais alto dos três, mas também o mais fácil, tanto tecnicamente, como fisicamente;
- e quando pensamos que o pior já tinha passado, começamos a perceber que tínhamos uma longa ligação para percorrer até à cidade, que, com o cansaço a acumular não deu para desfrutar convenientemente, e merecia...;
- e para acabar em grande, um furo nos últimos 2 Kms, o que me obrigou a reduzir a velocidade e a parar três vezes para encher o pneu, pois não tinha câmara de ar para trocar;
- o percurso afinal tinha 56 Kms...

Nota Final: o video da Rota do Presunto já está disponível no espaço reservado para os n/ videos, enquanto o desta prova será colocado lá brevemente.

sábado, 3 de outubro de 2009

Um treino a solo...

Esta fim-de-semana prolongado acaba por não encontrar muita disponibilidade da minha parte para montar a giga, uma vez que no Domingo e no Feriado vou fazer treino específico para os maxilares...
Assim, para não atrofiar, decidi fazer um treino sozinho. Ia "filado" em subir a escarpa das Fontainhas, a tal que me tinha derrotado no passado Domingo. Ataquei-a com decisão mas, ao sair da primeira curva, deparei com um mar de gente pois é ali feita uma parte da feira da Vandoma. Ainda alguns se arrumaram, mas não havia condições... Apesar de ter essa desculpa, o que conta é o resultado: Escarpa 2 - Carlos 0!
Fui pedalando pela marginal, aproveitando para fazer umas subidas e explorar umas vielas. Numa delas fui parar perto do Aleixo e acabei numas escadas, alertado por um fadista à saída de uma taberna.
Depois "amandei-me" para a zona da Igreja da Foz, onde estava um casamento e lá tive de passar pelo meio dos convidados e seus carros.
Como o dia estava mesmo para me misturar com multidões, acabei por "tropeçar" com a campanha da CDU no Parque da Cidade e quase ia atropelando o candidato Rui Sá.
O regresso foi feito pela ciclovia recentemente criada. Em jeito de apreciação, digo que é uma ciclovia "muito técnica": semáforos, passagens de peões, "atravessamentos" de rotundas e cruzamentos, tudo somado a peões e cães. Como bónus ainda temos uma parte do trajecto dentro do Parque da Pasteleira e uma grande descida na zona do Fluvial! Por tudo isso a atenção tem de ser permanente e desde já aqui fica o convite para um passeio com o resto da equipa nessa "obra".
Por fim, aproveito para desejar boa sorte aos companheiros que vão estar amanhã em prova na zona de Barcelos. Que a marreta não lhes acerte!