domingo, 28 de fevereiro de 2010

Passeio no Alvão - 27.Fev.2010

Apesar das ameaças de temporal, eu e o André fomos ontem dar uma volta com os seus amigos, em passeio organizado pela GuiaBike (Valbom).
Chegados à Sra. da Graça deparamos com forte ventania - estavam anunciadas rajadas de 130 kms/h -, frio e chuva grossa, que levaram alguns a refugiarem-se no autocarro e a hesitar.
Ainda assim, como já estávamos rotulados de "malucos" pela família, decidimos arriscar e lá nos mandamos a descer, num estradão de saibro cheio de regos. Resultado: logo houve uma queda, felizmente sem consequências, como as que se vieram a seguir...
Lá fomos rolando a ritmo razoável, parando para reagrupar e ir repondo energias, enquanto o tempo ia alternando entre a acalmia e a chuva/ventania.
A partir de determinada altura as condições atmosféricas foram-se deteriorando e o nosso líder decidiu que não subiríamos às Fisgas, que só avistamos à distância.
Ao fim de cerca de 20 kms foi altura de indicar o caminho alternativo aos "empenados" e começar a "sério", tendo logo no início uma calçada que nos obrigou a subir com a bike à mão. Também atravessamos um riacho e tornou a haver quedas, que se repetiram numa grande descida em pedra solta.
Apesar de fazermos mais alcatrão do que estava previsto, a volta foi bastante saborosa e acabamos por chegar a Mondim cerca das 13 horas, onde nos esperava o banho.
De referir que, pelo meio, tivemos uma outra grande descida em terra (nunca tinha "gozado" tanto num trilho - passei dos 50 kms/h -) e uma "parede" em alcatrão, para variar...
Por fim, selamos esta jornada de convívio muito agradável com um almoço na Adega S. Tiago, onde acabamos a cantar os parabéns, pois faltou a luz e não houve - aí - café para ninguém!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Custou... mas veio!


Quase um ano depois da prova e após uma série de tentativas, acabamos de receber os troféus relativos à participação nas 12 Horas de Vilar de Figos.
Nesse evento alcançamos o nosso primeiro (e até ao momento único) pódio em provas oficiais, pelo que não deixa de ter especial simbologia.
Eis os troféus!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Raid da Lama 2010 - Retorta, Vila do Conde

Mais uma participação da família Borges, neste raid que faz jus ao seu nome e que registou a presença de muitos bttistas.
No final classificaram-se cerca de 600, tendo o Tiago ficado em 43º e o Carlos em 202º. Parabéns!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A minha 1ª maratona...

Ontem viajamos até Coimbra para participar na 7ª Maratona do Mondego.
Eu, o Bruno, o André e o Pedro estávamos inscritos nos 70 km e os Borges nos 40 km. Havia ainda a estreia mundial do Mário Abrunhosa, que pensava fazer o passeio de família (20 km) e, afinal, estava inscrito nos 40...
O pior foi que logo no levantamento dos dorsais e lembranças (bem boas, por sinal) ficamos a saber que teríamos de respeitar os controlos da prova em que estávamos inscritos, sob pena de desclassificação, pelo que decidi que tentaria cumprir os 70 kms e no mínimo de tempo possível.
Dada a partida logo o Tiago desapareceu e o André e o Pedro também estavam para a frente. Apanhei "boleia" de uma rapariga que seguia em bom ritmo e quando dei por ela já estavam o Pedro e o André a perguntar-me aonde ia com tanta pressa!
Entramos no monte e começou o calvário com a lama... o Carlos Borges recuperou (ah, grandes treinos com a malta de Valongo!) e lá fomos seguindo os 4 mais ou menos juntos, alternando posições ao sabor das subidas e da lama (caí num poço onde enterrei a forqueta até à bainha), até que o André teve um problema mecânico que o atrasou bastante e impediu de tentar os 70. Apesar das lavagens intermédias as bikes iam todas a cantar e eu ainda estou para saber como é que o meu desviador traseiro não partiu, pois engasgou para aí uma dúzia de vezes! Pior sorte tiveram muitos companheiros (foi um fartote de abandonos), entre os quais uma dupla - que andava, p'ra mundial - num tandem!!!!
Cerca dos 25 km pensei que não teria máquina para me levar até ao fim mas, chegado à zona da separação 40-70, já sentia mais confiança no material e no físico e decidi arriscar. Até cerca dos 52 km ainda me arrependi da opção tomada porque o percurso piorou, com subidas durinhas e lama, muita lama. Para "ajudar à festa" não se via vivalma e é dos livros que não devemos arriscar nas descidas quando vamos sozinhos. Em conclusão: nem a descer andava!
Felizmente que a partir dos 52 kms o percurso nivelava e quase que dava para rolar de gás; quase, porque uns 10 kms desse percurso plano eram numa espécie de paralelo, que acabavam por nos moer o esqueleto!
Já próximo do final vi ao longe um companheiro, "coisa" que não acontecia há uns kms! Acelerei para conquistar mais uma posição na geral e, quando me aproximo,... é o Pedro!
Viemos à conversa até à meta (ficamos em 130º e 131º, com tempos na casa das 4.45h) e, já depois de terminarmos, ainda tivemos que pedalar um par de kms para o banho, que foi de água fria...
Na prova dos 40 kms tivemos dois bons resultados: o Tiago fez 36º e o pai Borges o 116º!
Seguem-se umas fotos, com a devida vénia ao site www.purolhar.com: