segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Encontro de Natal 2010 - Arouca

Para o nosso encontro de Natal escolhemos a zona de Arouca. Íamos com ideia de percorrer o PR15, com eventual incursão no PR7, embora sem sabermos se os mesmos seriam cicláveis.
Saímos de casa com bastante nevoeiro, mas sem chuva. Chegados a Arouca só mesmo o frio incomodava já que até o Sol brilhou e o dia ficou lindo!
No entanto, como principiamos a pedalar já tarde e o PR15 além de mal marcado, estar sempre a pedir para carregarmos as bikes, acabamos por fazer uma pequena volta de cerca de 12 kms.
Tomamos banho quentinho no Parque de Campismo do Merujal e fomos até ao restaurante Ponto Alto, na Misarela. O cabrito e a vitela estavam óptimos!
Acabado o repasto fomos até ao Miradouro para contemplar a Frecha da Misarela, seguimos para a Castanheira ver as "Pedras Parideiras" e demos uma volta de carro pela serra, "ciceroneados" pelo Mário Abrunhosa (com tantas ventoínhas, percebemos a razão do frio), para terminarmos a comprar Pão-de-Ló e Castanhas d'Ovos.
Foi um magnífico convívio e confirmamos que a zona justifica novas visitas!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beselga - Vitória!

A deslocação à Beselga foi mais uma vez um dos grandes eventos do ano!
Depois da dificuldade em conseguirmos inscrição - este ano foi aberto a muitos mais participantes e mesmo assim não chegou para as encomendas! - lá fomos de véspera, para um grande jantar/repouso na Residencial Santo Estevão.
No Domingo o tempo aguentou-se e como o percurso não é muito exigente foi uma alegria.
A coroar uma magnífica jornada, o Tiago ganhou a Mini-Maratona!
As fotos incluem a prova propriamente dita mas também a parte social, incluindo as magníficas paisagens do Douro.

domingo, 7 de novembro de 2010

Rota dos Moinhos de Real

Este passeio começou com muita chuva e promessa de empeno, porque a zona é de grandes declives e nem forneceram o gráfico da altimetria para não assustar o pessoal.
Ouvi atentamente as instruções da organização, mas de nada serviram porque ao fim de 200 m já estava no chão "atirado" por um companheiro que caiu contra mim!
Foi apenas a primeira do dia (espero que a Zenith não se habitue...), já que na descida mais perigosa furei e aproveitei para malhar outra vez.
Após o furo fui com calma e chegado de novo à estrada segui pela mesma, pois já tinha a minha conta e não queria abusar da sorte. Mais à frente passei no 2º abastecimento e aproveitei para comer e beber (a classificação já era...); passado um pouco chegou o Borges e o Alfredo da Longusbike, que vinha em dificuldades. O Borges lá me convenceu a acompanhá-lo e fizemos o resto do trajecto pelo monte.
Diga-se que os trilhos eram bem interessantes e acabei por gostar da prova, apesar de "pobrezinha" ao nível da logística. Entretanto também o tempo tinha amainado, mas no Alto de Santo Adrião - que seria a zona de mais bonita paisagem - o nevoeiro foi tanto que o Borges nem viu a capela.
Quanto ao resto, o Pedro perdeu um calço, o que o impediu de se chegar mais à frente e o Tiago foi 5º. Mais tarde vieram a colocar à sua frente 3 juniores (que deviam estar na sua classificação própria); enfim, o costume...
Seguem agora algumas fotos: