domingo, 22 de maio de 2011

Rotas do Marão - 22.Mai.2011 (a minha visão)

Deslocámos-nos a Amarante para participar na 6ª edição desta prova. A simpática cidade estava em festa e encontramos alguns conhecidos e amigos.
Pela minha parte e após análise da altimetria (20 kms a subir e o resto praticamente sempre a descer ou plano) decidi fazer um treino para uphill e ver quais os actuais limites em termos de resistência a "maior rotação". Diga-se desde já que a prova esteve em excelente nível em quase todos os itens, apenas sendo de apontar como defeitos o excesso de estrada e o congestionamento (ao Sol) para o almoço.
Assim, "mandei-me" pela montanha acima e estava tão bem que prescindi do primeiro abastecimento. Sucedeu que a descida seguinte foi, curiosamente, muito exigente e perto dos 30 kms comecei com cãibras. Os objectivos estavam cumpridos e decidir "jogar à defesa", baixando o ritmo e ouvindo os sinais do corpo. Após ter feito à mão a última subida do dia (por volta dos 33 kms), numa altura em que o Pedro me tinha alcançado, parei no 2º abastecimento e totalmente recuperado aproveitei boleia de um grupo de 3 companheiros que seguiam em bom ritmo e lá fomos a pedalar como se não houvesse amanhã! Entrados na zona da beira-rio para os últimos 3 kms, tive um furo (lento) e colocou-se o dilema de mudar a câmara, re-encher o pneu ou tentar acabar mesmo assim. Optei por esta última hipótese e a cerca de 1,5 km da meta apareceu uma praia no meio do trilho... É claro que com o pneu naquele estado não deu para passar tanta areia e acabei por cair. Foi aí que me deu nova e grande cãibra! Tive de ver passar mais uma multidão e só ao fim de algum tempo consegui dobrar os joelhos e levar a bike a "slidar" até à meta, ainda assim com um tempo/classificação interessante (o 1º da maratona só chegou depois).
Quanto à "malta" o Tiago foi 8º., a Joana ganhou nas senhoras, o Pedro foi 88º. e o Borges e o André chegaram nos "duzentos". Quanto a estes, o Borges partiu a corrente e o André foi o mecânico; parece que lhe tomou o gosto e andaram a ajudar alguns Companheiros em apuros.
Banhinho tomado (e massagem feita) estivemos a conviver durante o almoço, que teve grande rodízio com talheres de plástico...
Em resumo: um Domingo bem passado e uma das provas a incluir no nosso calendário de 2012!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sandim - 15.Mai.2011


Desta só sei que o Tiago ganhou a Fun Race....
Como não estive presente, convido alguém a contar o que se passou!

sábado, 7 de maio de 2011

Trilhos de Alvarinho 2011 - Melgaço

Fomos até ao Norte para participar nos Trilhos do Alvarinho.
Saímos de véspera e o programa social foi excelente, com almoço n'O Jardim, visita à Feira do Alvarinho e aos museus de Melgaço, continuando para Castro Laboreiro onde pernoitamos. O jantar no hotel esteve óptimo e culminou com uma sessão de karaoke!
No dia da prova a manhã estava cinzenta e talvez por isso o pessoal arrancou muito devagar. Durante vários kms no alcatrão seguimos todos juntos e na frente do pelotão; parecíamos mesmo uma equipa a controlar a corrida, pois sempre que outros Companheiros (geralmente 2 de Monção) tentavam acelerar, lá ia um de nós colar-se e juntar o pelotão. Entrados no monte o ritmo aumentou de imediato e bastou uma pequena distracção para falharmos uma cortada à esquerda e seguirmos em frente. Regressamos perdendo bastantes lugares mas lá fomos avançando. No final de uma grande subida ia junto com o André e o Pedro e assim chegamos ao abastecimento, enquanto o Borges fazia companhia ao Bruno. Ainda esperamos um pouco por eles, mas dada a demora, decidimos arrancar; um pouco abaixo já eles chamavam por nós e voltamos a seguir juntos os 5. Acontece que essa parte do trajecto era a descer e aí o André e o Pedro dão cartas. A última coisa que ouvi foi: "parece Coruche" e nunca mais os vimos...
Os trilhos eram impecáveis, muito variados (até tivemos de subir um riacho) e só é pena não haver mais fotos do evento.
No final - tinha feito reconhecimento prévio da chegada - eu e o Borges forçamos ao máximo, ultrapassamos outros e acabamos ao sprint, onde ele me tornou a ganhar, ficando em 18º (e eu 19º). Já antes o Pedro fizera 9º e o André 10º; o Bruno veio a ser o 24º.
No entanto, quem acabou por ser o herói do dia foi o Tiago, que correu os 45 kms. Quando ia em 1º (cerca dos 35 kms) partiu um dos pedais mas prosseguiu até ao final, conseguindo mesmo assim ser 6º!
Teve direito a tratamento pelo INEM, mas acabou tudo em bem, até porque o almoço que se seguiu correu lindamente, com o Alvarinho no ponto!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

De Novelas ao Alvarinho...


Ao longo deste período, meses de Março e Abril, participamos em diversos eventos, nomeadamente o Trilho dos Moinhos (Barcelos - 5.Mar), XCO Vale de Rans (13.Mar), Maratona Oliveira de Azeméis e Trilhos do Ermitão (Aparecida-Lousada), ambas a 17.Abr., Uphill da Coelheira (25.Abr) e ainda fui com o André a um passeio da GuiaBike em Montalegre (12.Mar).