sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sonho de Natal - Votos para 2010

I have a dream....
Imbuído do espírito natalício, eu "sonhei" com a prova perfeita!
Fomos todos de véspera e jantamos em Armamar; estivemos à conversa e depois dormimos como anjinhos em Ponte do Abade; fomos para a zona da partida em Chaves e estacionamos mesmo "à porta"; levantamos os dorsais e partimos à hora como em Vila Real; as lembranças oferecidas em Vizela eram impec's; demos uma voltinha por Chaves para aquecer e entramos em trilhos rápidos como na Beselga; o primeiro reforço foi na Folgosa do Douro, com vinho do Porto; para dar um bocado de "pica" subimos umas escadas e entramos numa praça de touros em Coruche; o segundo reforço foi em Barcelos com bolas de Berlim fresquinhas; fizemos a subida da Pia (Valongo) e passamos pelas margens do Rio Vizela e pelos moinhos de Barcelos; no terceiro reforço já não sabia se havia de escolher presunto ou bolinhol; como última dificuldade subimos ao alto de S. Macário; e terminamos em Vilar de Figos, a lavar as bicicletas; o banhinho quente, sem congestionamentos, foi em Vila Real; e comemos as entradas na Beselga mas o almoço foi de leitão em Vizela onde no final nos ofereceram fotos; comi até fartar e só acordei em frente à catedral de Santiago de Compostela, enquanto o Vitor Espadinha cantava: "E pedalar é viver!"

A todos um Santo Natal e um 2010 em que:
O Vítor esteja completamente recuperado e nos volte a acompanhar;
O Bruno não se torne a magoar, nem nenhum de nós;
O dinheiro seja todo gasto em upgrades de equipamento e não em reparações;
Continue o convívio e "gandas comezainas";
Aqui e além consigamos alguns resultados interessantes!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Encontro de Natal - 5.Dez.2009


De acordo com o previsto, lá fomos no passado Sábado até Ferraria de S. João, para o nosso 1º Encontro de Natal.
A manhã apresentou-se fria e chuvosa e como escolhemos o trajecto via Condeixa-Penela, a viagem em estradas estreitas acabou por "render" bastante. Pior sorte teve o Rui que apanhou estradas ainda mais secundárias e acabou por fazer corta-mato!
Certo é que, com maior ou menor dificuldade, lá acabamos por encontrar o Centro de BTT das Aldeias de Xisto, onde deparamos com uma estrutura de apoio que inclui wc, chuveiro quente (0,50 €, por cerca de 7 min.), mapas, ferramentas, ar e água para lavar as bikes. Desde aqui deixamos o apelo para que não haja vândalos a estragar o que está tão bem montado e é tão útil!
Uma vez que o tempo não convidava a caminhadas, os (sobretudo as) acompanhantes tiveram de se contentar com um cházinho na autocaravana da D. Amélia, enquanto aguardavam que os ciclistas dessem a sua programada volta de cerca de 24 km (percurso azul).
Sucedeu foi que falhamos - por causa do nevoeiro, certamente - a primeira placa e acabamos por fazer apenas metade do percurso, ou seja 12 km. Já de regresso à aldeia, ainda tentamos localizar o resto das placas, mas o frio e o aproximar da hora do tacho acabaram por ditar o termo das pedaladas. Seguiu-se um bom banho quente e almoço no Restaurante Varanda do Casal (aldeia de Casal de S. Simão), um local muito agradável e onde fomos bem servidos.
Após a refeição ainda esboçamos a tentativa de visitar a praia fluvial da dita aldeia, mas mais uma vez a chuva arruinou tais planos.
Não obstante as condicionantes que o mau tempo colocou, creio que o balanço foi muito positivo, quer pelas condições da zona (ficou a enorme vontade de regressar, seja no Verão, seja com neve....) quer sobretudo pelo convívio que nos proporcionou! A todos Muito Obrigado!!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Convívio de Natal 2009

Já está em adiantada preparação o nosso Encontro, que terá lugar no próximo Sábado - dia 5, no Centro de BTT das Aldeias de Xisto (Ferraria de S. João - Penela).
Esperamos uma grande jornada de convívio, com caminhada e bicicletada, assim o S. Pedro ajude (se não ajudar, vamos ter de jogar cartas...).
Por certo iremos aproveitar a reunião para fazermos uma retrospectiva do que foi este ano de 2009, projectando algumas actividades para 2010.
Ah... e a propósito: contamos com um lauto almoço!!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rescaldo - Beselga em grande!

A CPTranquilidade deslocou-se pela primeira vez a esta afamada maratona, que se realiza na zona de Sernancelhe/Penedono.
O encontro foi na Residencial Santo Estevão (Aguiar da Beira), onde jantamos um grande grelhado misto, a ver o jogo da selecção.
Pela manhã recebemos a notícia de que três dos elementos que apenas iriam no próprio dia se assustaram com a intempérie, pelo que a equipa ficou reduzida a metade.
Ainda assim lá fomos, cheios de ânimo. Organização impecável e sem falhas, gente simpática e partida à hora prevista!
Logo pelas primeiras pedaladas deu para ver porque é que o pessoal gosta tanto desta prova: é que para além de tudo o resto (sobretudo a comida, que é do melhor!) os trilhos são autênticas auto-estradas de saibro! Chegamos ao primeiro reabastecimento (já depois dos 15 km) em menos de uma hora e completamos - e eu o Carlos Borges - os cerca de 50 km em menos de 4h... e ao sprint! No final, ficamos com o 161º e o 163º lugares e algumas meninas/senhoras à nossa frente, o que é sempre bom para a modalidade.
Quanto ao Tiago esteve fenomenal! Ao chegar à zona de separação da mini-maratona optou - e bem - por esta, tendo acabado no 2º lugar!!!! Apesar da vertente não-competitiva não deixa de ser o nosso 2º pódio no ano de estreia!!!!
Para além do mais, o S. Pedro foi contratado pela organização e não só não choveu durante a prova, como o vento soprou quase sempre a nosso favor. Quanto às subidas... nada que as barras energéticas não resolvessem e as descidas... bem... sempre na casa dos 35-40 km/h!
O regresso foi a parte mais penosa, pois fomos perseguidos por uma chuva diluviana, praticamente desde que saimos da Beselga. Mas tudo acabou em bem...
Resumindo: um fim-de-semana de 5 estrelas e uma forte vontade de lá voltar em 2010 para os 80 km!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

6º Raid BTT do SBC - Rescaldo


Debaixo de uma chuva persistente, lá foram "os Borges" até Sobrado.
O pai optou pela prova mais curta, de cerca de 15 km, enquanto o filho fez a prova grande. Do que contaram e do que se lê no Forum BTT verifica-se que o tacho agradou e a prova propriamente dita foi mais durinha do que o costume porque a chuva tornou a zona das pontes muito escorregadia e perigosa. Para mais as pontes estão sem manutenção e começam a apodrecer, no que resultou pelo menos uma queda ao rio!
Como aspectos negativos há a registar que alguns elementos "esconderam" os bolos do fim da festa, e foi preciso haver um levantamento popular para que a organização os fizesse aparecer! Pelos vistos também houve um elemento do SBC que estava junto ao salto para a água e que apelidava os companheiros que optaram pelo percurso alternativo de "florezinhas e meninas", o que caiu mal...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

6º Raid BTT do SBC - Sobrado 2009

No próximo Domingo, dia 8, a família Borges (Carlos e Tiago) vai participar uma vez mais neste clássico.
A quilometragem anunciada é de 35 km, com um grau de dificuldade médio/alto (real).
Esperamos que a prova lhes corra bem, sem lesões ou avarias, e que o S. Pedro ajude à churrascada e ao programa de animação!
Este raid costuma contar com um elevado número de inscritos (este ano a organização pretende limitar o número de participantes a 700) o que tem condicionado a passagem na zona das pontes. Passo a explicar: a zona das pontes é dos trilhos mais interessantes do país em termos de BTT (e raid sem elas não é raid) mas tem o problema de ser estreita. Tem sucedido que quando se concentra ali muita gente - às vezes coincide o pessoal da prova rainha, a malta do nível 1 e os acompanhantes que fazem a caminhada - gera-se o maior engarrafamento e ninguém pedala!!!!
Mas é o único defeito...
Agora, ficamos a aguardar pelo rescaldo do 6º Raid de Sobrado!

domingo, 25 de outubro de 2009

Aí está ela! Maratona nos Trilhos do Ceireiro

Aquela que é por muitos considerada a melhor maratona do país vai contar este ano com a presença do nosso grupo de BTT!
Assim, no dia 15 de Novembro próximo estaremos na Beselga (Penedono) e já estamos a tratar de toda a logística, preparando uma jornada que se prevê dura mas gratificante.
Até lá temos de treinar com afinco - a chuva não serve de desculpa para baldas -, havendo ainda a possibilidade de alguns de nós participarem no já clássico Raid de Sobrado, que tem lugar uma semana antes.
Para aperitivo aí vai o gráfico de altimetria:

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Homem da Marreta - Folgosa do Douro

Pois é pessoal do pedal, o Homem da Marreta fez a sua aparição na Folgosa do Douro!
Já estávamos preparados para uma jornada difícil e apesar de um lauto jantar na véspera (desde aqui um grande abraço ao Sr. Quim do Restaurante Mercantil em Armamar que, além da qualidade da gastronomia do seu estabelecimento, ainda prima pela enorme simpatia com que nos acolhe!) a verdade é que sofri bastante para conseguir levar até ao fim os quase 58 km deste passeio.
A partida foi dada pela hora espanhola, ou seja, às 10h e teve lugar numa rampa que é para não dizermos que não avisaram...
Começamos a subir pelo meio dos vinhedos, fomos subindo mais, depois mais um bocado, até que chegamos a Armamar para o reabastecimento. Estávamos então com pouco mais de 14 km e era meio-dia (à fantástica média de cerca de 7 km/h!). A partir daí foram alternando as subidas e as descidas e o percurso deixou de ser tão bonito e interessante, embora não faltassem macieiras e medronheiros. Estava a rolar sem problemas e o Bruno, a quem os treinos estão a fazer bem, acompanhava em alto ritmo quando ao 25 km sofri as primeiras cãibras e tive de parar e ir ao "esticador". A partir daí - faltavam 33 km - foi necessário "jogar à defesa" e tratei de gerir o Isostar (acabou ao km 40). Também comi as duas barras que levei (até parece que adivinhava) e fiquei à espera do segundo abastecimento, que nunca chegou porque não existia!
Felizmente a parte final, à excepção da zona da meta, era quase toda a descer e a rolar e como fui recuperando aos poucos não acabei em suplício. Chegamos às 3 da tarde, após 5 horas de batalha!
Como nota final, dizer apenas que depois de tal tareia, o almoço era copo-d'água...

sábado, 10 de outubro de 2009

Folgosa do Douro - Antevisão




No próximo dia 18 iremos participar num passeio na Folgosa do Douro.
O dito terá perto de 60 km e o nível é considerado médio/alto. Em princípio também lá estarão os amigos do Team Bonini de Valongo/Campo, que já são veteranos neste passeio. De acordo com os mesmos a dificuldade é mesmo real, porque as subidas são mais que muitas e durinhas. No entanto, o piso é geralmente bom e tudo é compensado pelas magnifícas paisagens do Douro e pelos abastecimentos, almoço e actividades para os acompanhantes. Veremos!

Vamos à favela?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 Cumes - Rescaldo

Quem nos acompanha já deve estar a pensar: "o empeno foi tão grande quem nem lhes apetece escrever...". E a verdade é que não estão muito longe da realidade, pois esta prova teve de tudo:
- uma bela subida em alcatrão para o belo Monte Nª Srª da Franqueira, onde encontramos o primeiro engarrafamento do dia (culpa da organização, posto de controlo mal colocado);
- de seguida, após uma descida tranquila, o segundo cume reservava-nos duas belas surpresas, pois tanto a subida como a descida foram de puro BTT;
- ah, não posso deixar de referir, no segundo abastecimento, lá estavam à n/ espera as já famosas bolas de Berlim de Barcelos;
- o 3 cume, o mais alto dos três, mas também o mais fácil, tanto tecnicamente, como fisicamente;
- e quando pensamos que o pior já tinha passado, começamos a perceber que tínhamos uma longa ligação para percorrer até à cidade, que, com o cansaço a acumular não deu para desfrutar convenientemente, e merecia...;
- e para acabar em grande, um furo nos últimos 2 Kms, o que me obrigou a reduzir a velocidade e a parar três vezes para encher o pneu, pois não tinha câmara de ar para trocar;
- o percurso afinal tinha 56 Kms...

Nota Final: o video da Rota do Presunto já está disponível no espaço reservado para os n/ videos, enquanto o desta prova será colocado lá brevemente.

sábado, 3 de outubro de 2009

Um treino a solo...

Esta fim-de-semana prolongado acaba por não encontrar muita disponibilidade da minha parte para montar a giga, uma vez que no Domingo e no Feriado vou fazer treino específico para os maxilares...
Assim, para não atrofiar, decidi fazer um treino sozinho. Ia "filado" em subir a escarpa das Fontainhas, a tal que me tinha derrotado no passado Domingo. Ataquei-a com decisão mas, ao sair da primeira curva, deparei com um mar de gente pois é ali feita uma parte da feira da Vandoma. Ainda alguns se arrumaram, mas não havia condições... Apesar de ter essa desculpa, o que conta é o resultado: Escarpa 2 - Carlos 0!
Fui pedalando pela marginal, aproveitando para fazer umas subidas e explorar umas vielas. Numa delas fui parar perto do Aleixo e acabei numas escadas, alertado por um fadista à saída de uma taberna.
Depois "amandei-me" para a zona da Igreja da Foz, onde estava um casamento e lá tive de passar pelo meio dos convidados e seus carros.
Como o dia estava mesmo para me misturar com multidões, acabei por "tropeçar" com a campanha da CDU no Parque da Cidade e quase ia atropelando o candidato Rui Sá.
O regresso foi feito pela ciclovia recentemente criada. Em jeito de apreciação, digo que é uma ciclovia "muito técnica": semáforos, passagens de peões, "atravessamentos" de rotundas e cruzamentos, tudo somado a peões e cães. Como bónus ainda temos uma parte do trajecto dentro do Parque da Pasteleira e uma grande descida na zona do Fluvial! Por tudo isso a atenção tem de ser permanente e desde já aqui fica o convite para um passeio com o resto da equipa nessa "obra".
Por fim, aproveito para desejar boa sorte aos companheiros que vão estar amanhã em prova na zona de Barcelos. Que a marreta não lhes acerte!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

5 Cumes - Antevisão



O rescaldo da anterior ainda não está acabado e já estamos a preparar a próxima prova...

As expectativas para esta prova são as melhores, pois tendo em consideração as provas já dadas pela organização e os 2.000 (!) participantes inscritos, o sucesso está garantido.

Para esta prova apenas vão 3 elementos da equipa: Bruno, Andre e o Pedro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ROTA DO PRESUNTO - After party

Lá compareceu a equipa praticamente completa na bonita cidade de Chaves para mais um "castigo".
Em dia de estreia de equipamento, toda a malta chegou ao fim, sem "empenos", lesões ou material danificado, pelo que o balanço só pode ser muito positivo, isto apesar de as classificações não terem sido relevantes (excepto a do companheiro Rui Amado que fez um brilharete na Maratona - 90 km).
Os 40 km comportavam umas subidas bem duras e descidas bacanas, completadas com zonas altamente rolantes. Pena foi que parte da serra estivesse queimada...
A organização foi impecável - estamos a falar de 1000 participantes! -: percurso bem marcado, 2 reforços alimentares (com os "velhos" pastéis de Chaves e presunto), zona da meta espectacular (dentro de um forte/castelo) , almoço num espaço agradável e comida sem falhas. Pudemos assim comprovar porque é que esta prova é já uma clássica do BTT nortenho!
Antes de passarmos à exibição de algumas fotos, permitam-me o envio de um abraço para os Amigos da Longus Bike - Valongo, que voltaram a portar-se muito bem com lugares destacados.
Por fim, fica a curiosidade de vermos o filme que o Bruno vai oportunamente "postar"!



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ROTA DO PRESUNTO (Chaves) - Antevisão


Pois é malta, é já no próximo Domingo, dia 20 que vamos voltar a sério à actividade!
As férias puseram o pessoal mole, os treinos têm sido a brincar, vamos ter de nos levantar às 5.30h da manhã e eu de véspera tenho uma vindima e uma festa de aniversário em Vilar de Mouros. Escusado será dizer que o "Homem da Marreta" vai atacar com força mas... quem viver verá!
Para a vergonha ser completa parece que até houve alguém que comprou uma câmara de filmar e vai registar o empeno!
Pela minha parte, só espero que não me dêem cãibras nos maxilares para poder aproveitar ao menos o almoço...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vamos dar inicio à nova epoca...

A primeira novidade da nova época é a compra de um GPS (Garmin Etrex Vista HCx)...

Desta forma vamos começar a gravar os treinos de Domingo e as provas e partilhar convosco os respectivos passeios.

O primeiro, como não podia deixar de ser, é um passeio calmo pela bela costa maritima e fluvial de V.N.Gaia.

Click no link:

GPSies - 02 de Agosto 2009

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Balanço do 1º Semestre de 2009

Em complemento aos anteriores posts, vamos fazer um resumo das actividades do 1º semestre de 2009:

4.JANEIRO - VILA REAL - ROTA DA NEVE (MARÃO) - participaram o Bruno e o Carlos.
Esperávamos por neve, mas nem vê-la! O percurso incluía subir durante cerca de 12 km logo de início e uma autêntica "parede" aos 30 e tal kms; acabamos novamente a subir para o centro de Vila Real. O almoço foi bom e já tínhamos à nossa espera as fotos do evento.

28.FEVEREIRO - BARCELOS - TRILHO DOS MOINHOS - participaram todos os elementos (Bruno, Carlos, Vítor e pai e filho Borges).
O percurso foi muito fácil e como aspecto negativo apenas o tempo de espera por causa duma passagem estreita num moinho. As principais recordações foram uma vaca que se espantou e invadiu o pelotão e as bolas de Berlim fresquinhas que comemos no abastecimento.

7 e 8.MARÇO - CORUCHE - 24 HORAS - participaram o Carlos e o Bruno, acompanhados pelo André (da Esumédica) e um amigo (Joel); o Colega Rui Amado (de Viseu) também lá esteve. Tratou-se de uma experiência interessante, ao nível do convívio e das exigências físicas e psicológicas que uma prova deste tipo comporta. Achamos o percurso excessivamente técnico (leia-se perigoso) para este tipo de eventos e deparamos com uma noite anormalmente fria, da qual todos se queixaram.
A marcar o evento, um queda do Bruno às 3h da manhã, que embora ainda tenha continuado até às 7:30h, acabou por ter que ir ao Centro de Saúde imobilizar o pulso esquerdo.

18.ABRIL - BARCELOS - 12 HORAS DE VILAR DE FIGOS - participaram os 5 elementos do "núcleo duro".
O 1º Pódio! Apesar de não serem as classificações o que nos move, de haver poucos concorrentes e de estarmos sobretudo interessados em rodar preparando a ida a Santiago, é de sublinhar que o Carlos conseguiu o 3º lugar na prova a solo. O percurso era do tipo montanha-russa, sendo a maior dificuldade conseguir beber sem precisar de parar. O Borges, o Tiago e o Vítor, estreantes neste tipo de provas e em fase de adaptação às novas bicicletas deram-se mal...

1 a 3.MAIO - SANTIAGO DE COMPOSTELA - Carlos e família Borges, com o Bruno a apoiar na autocaravana.
Foi uma experiência inolvidável, já aqui relatada.

17.MAIO - VALONGO - 1º RAID CLUBE BTT DE VALONGO - Carlos, família Borges e Vítor.
Também já aqui anteriormente descrita, esta prova mostrou que a malta está aí para as curvas! As classificações acabaram por ser modestas, não traduzindo o à-vontade com que completamos o percurso. No final, massa à bolonhesa!

7.JUNHO - VIZELA - ROTA DO BOLINHOL - Carlos, família Borges e Vítor
Era o destino... Mais palavras para quê? Queremos é muitos destes!!!

21. JUNHO - S. PEDRO DO SUL - 1ª MARATONA DE LAFÕES - Carlos, família Borges e Vítor, acompanhados das respectivas.
Para a história ficou a viagem de regresso, em que só os condutores não vinham a dormir e também a visita às termas de S. Pedro do Sul em que, depois de termos completado a prova, tomado banho, almoçado nas calmas e ido até às termas ainda fomos encontrar concorrentes (da maratona) em prova!

21. JUNHO - MONCHIQUE - ESCALADA À PICOTA - Bruno e Rui Amado
Excelente desafio, com condições climáticas bastante diferentes do que estamos habituados, mas com belos trilhos, subidas q.b. (o Carlos Manuel teria adorado) e a GRANDE Picota com vistas fantasticas sobre o Atlantico... Nos morfes (que costuma ser melhor parte) imaginem uma "sopa" com pimentos crus, vinagre, pão e pedras de gelo, não imaginam pois não, fazem bem, é Gaspacho, uma sopa muito popular no sul da península. O que nos safou foram as sardinhas...

Para fechar o primeiro semestre em grande.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Meia Maratona de Lafões - Classificações

Foram publicadas as classificações desta prova. O Tiago foi 73º, o Vítor 95º e o Carlos e o Borges ficaram em 113º e 114º. Aproveita-se para juntar mais um slideshow com as fotos tiradas pela organização.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Escalada à Picota - Rescaldo

Os nossos maiores receios concretizaram-se, ou seja, muitas "paredes" e muito calor... Mas melhores que palavras...

Escalada_à_Picota_21_06_2009 from Rabello Comunicações on Vimeo.



Agora, FÉRIAAAASSSSSSS....

domingo, 21 de junho de 2009

Meia Maratona de Lafões - Rescaldo

Partimos de Valongo às 6h da manhã, acompanhados das "extremosas", em direcção a S. Pedro do Sul. Como na véspera todos estivemos a ver as Marchas de S. João em Valongo, já sabíamos que o descanso não havia sido o adequado.
A prova correu mais ou menos de acordo com o esperado, tendo-se confirmado a dificuldade da subida à Serra de S. Macário. Ainda assim, pudemos contar com algumas zonas de sombra e uma brisa fresca que nos facilitaram as coisas.
Para além de um furo do Vitor logo nos primeiros kms, que o atrasou irremediavelmente (e ao Tiago) não houve mais problemas a registar e cada um concluiu a prova ao seu ritmo, sem classificações ou "empenos" relevantes.
A organização revelou alguns problemas de juventude, já que era o primeiro evento que organizava, mas ainda assim, sem grandes falhas (o problema é a malta estar mal habituada depois de ter ido a Vizela!). Os maiores reparos vão para o excesso de alcatrão do percurso e para a "mania" de colocarem descidas mais técnicas (neste caso por causa da pedra solta) para a parte final da prova, quando os braços, as pernas e as cervicais já vêm moídos. O "tacho" - lombo assado - não entusiasmou nem arreliou...
Cá vão algumas fotos do grupo, da prova e do passeio para os acompanhantes, que visitaram o Bioparque - Parque Florestal do Pisão:CM

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escalada à Picota - Antevisão

Os meus amigos dizem que sou maluco, e se calhar até têm razão, mas ela chama por mim...

Eu do Porto e o Rui de Viseu vamos à conquista da serra de Monchique...


terça-feira, 16 de junho de 2009

Maratona de Lafões - Antevisão


Faltam 5 dias para as 2 provas em que vão participar elementos da Tranquilidade. Alguns companheiros rumam ao Algarve e os restantes ficam cá por cima para participar na Meia-Maratona de Lafões.
A nossa prova tem uma extensão de 48 km e conta com a mítica subida à Coelheira e S. Macário! Trata-se de um subida ininterrupta de cerca de 13 kms (sensivelmente entre os kms 14,5 e 27,5 de prova, conforme gráfico), que nos levará dos 200 aos 1.100 m de altitude e que deverá demorar cerca de 3h da base até ao cume! Se acrescentarmos as previstas temperaturas de 30º, temos o "caldo completo" para um grande dia de sofrimento...
Resta treinar até Sábado e depois seja o que S. Macário quiser!

domingo, 7 de junho de 2009

VIZELA - ROTA DO BOLINHOL - 7.JUN.2009



Esta era uma prova em que estivemos para não participar, pois Junho ia ser consagrado à Maratona de Lafões (dia 21, em S. Pedro do Sul).
Contudo, tínhamos dela tão boas referências que quando vimos o folheto em cima das mesas da prova de Valongo decidimos que tínhamos de estar presentes porque o destino assim o pedia!
E, diga-se já, em boa hora o fizemos!!!
À partida, os nossos dorsais já queriam dizer-nos algo, porque o Bruno (que voltou a faltar) tinha o 111, o Carlos o 112 (para qualquer emergência) e a equipa acabava com o Vítor (no "velho" 115).
Percurso duro q.b., com um início muito exigente - subidas -; depois as "coisas" acalmaram e passamos/passeamos junto a vários rios e ribeiros (lindo!). Após os 30 km entramos em "auto-estradas de terra" e finalizamos com uma descida de downhill, para acabar com o que tivesse sobrado.
O Vitor e o Tiago Borges fizeram 5º e 6º e aparte uns equívocos no caminho, umas quedas sem importância e uma situação picante (o Carlos foi parar às silvas), o pessoal está como o aço!
A organização funcionou de maravilha, as lembranças foram muito bacanas e o almoço teve leitão até chegar com o dedo (refira-se que nos abastecimentos até tivemos sandes de presunto e de febra grelhada!).
Resumindo e concluindo: foi o melhor passeio que tivemos até agora e fica desde já no calendário para 2010 como imperdível!CM

domingo, 17 de maio de 2009

Resumo da 1ª Maratona BTT de Valongo



17.Mai.2009 - Os 3 Mosqueteiros (Carlos Borges, Tiago Borges e Carlos Manuel) e ainda um habitual companheiro (o Vítor) participaram hoje nesta prova. O Bruno fez mais uma vez gazeta... e não sabe o que perdeu!
A partida foi animada pelo relato do "Pegada" e às 9.20h arrancámos em direcção a Couce. O Tiago e o Vítor "engataram" no grupo da frente (e por lá se mantiveram até final) enquanto os "velhotes" se foram entretendo com os aspectos paisagísticos da corrida. Atravessado o rio e com apenas 8 km percorridos iniciou-se a subida para a Pia e aí deu para ver que grande parte da malta não sabia ao que ia, pois pela 1ª rampa acima já parecia a marcha dos condenados! Aproveitando o conhecimento do terreno, os "velhotes" foram passando muitos companheiros e chegando-se à frente, até que, cerca dos 19 km um furo condicionou a nossa prestação, pois nele gastamos a nossa última câmara sobressalente (tínhamos dado outra cerca de 200 m antes, a um companheiro em apuros...) e o pneu não ficou a inspirar confiança. O passeio prosseguiu sempre com uma temperatura agradável e com muitas subidas "como a gente gosta". Após a passagem em Campo e já com cerca de 35 km acelaramos em direcção a Valongo, pois pensávamos estar na recta final, em face da quilometragem prevista (40 km); acontece que os nossos amigos da organização fizeram-nos uma surpresa e deram-nos um bónus de mais de 10 km, obrigando-nos a subir Quinta-Rei, a passar em novo controlo (na base do helicóptero) e a descer o "Piloto", numa altura em que já chovia. Sem outros problemas para além de 2 quedas na lama - só para sujar o equipamento - lá chegaram os "velhotes" ao destino, cerca das 13.30h e uma hora depois do Tiago (que ainda teve tempo para se perder) e do Vítor que também quis furar! Nos demais companheiros, contaram-se muitos furos, correntes partidas e algumas quedas feias com direito a visita ao hospital; também houve muitos "empenos" e juras de que podem voltar a Valongo para passear mas nunca mais para andar de bicicleta! Depois do banho da ordem rematamos o dia com uma esparguetada à bolonhesa e o resto da tarde... foi a dormir. Ficamos agora a aguardar pelas fotos para "vos meter raiva!"CM

terça-feira, 12 de maio de 2009

Domingo - BTT em Valongo

É já no próximo Domingo, dia 17, que os "maduros" do costume irão participar na 1ª Maratona de BTT de Valongo (40 km).
O piso deve estar molhado e o Bruno está a tentar uma recuperação em contra-relógio para ver se não se vai ficar apenas pelo apoio moral aos restantes elementos.
Estes, apesar de a prova não ter uma vertente competitiva (mas vão ser registados os tempos) estão com grandes expectativas... quanto ao almoço! CM

terça-feira, 5 de maio de 2009

3ª Etapa: Redondela - Santiago de Compostela (3.Mai.2009)



Levantamos-nos cedo e a manhã estava muito fria.
Seguimos sem problemas até Arcade/Pontesampaio e um pouco adiante, numa das zonas mais difíceis do Caminho, tivemos de fazer um desvio porque a ponte do trajecto original tinha "fugido" numa enxurrada.
Chegados a Pontevedra fomos enxotados no Albergue, onde não nos carimbaram as credenciais dizendo que estavam a limpar (?!) mas, em compensação, descobrimos uma pastelaria com umas soberbas empanadas, sandes e bolos.
Prosseguimos por Barro, onde eu faço questão de sair do Caminho para ir visitar os Moinhos do Barosa. A família Borges não conhecia e ficou maravilhada! Para ajudar à festa e sem estar nada combinado, estava lá o nosso Departamento de Logística todo!
Tiradas as fotos da ordem, prosseguimos viagem até Pontecesures, onde almoçamos boa comida (para o nível espanhol) e fizemos entrar novo avançado-centro: substituímos o Alvarinho pelo Ribeiro!
"Anda Ribeiro!" foi a frase nas subidas, enquanto nas descidas trepidantes se aplicava mais o "Lá vai a marmita!".
Por esta altura a vontade de chegar já é tanta (e o cansaço também) que, com a pressa, até entramos numa auto-estrada! E dela tivemos de sair em contra-mão!!!
Já nos arredores de Santiago ainda temos de contar com algumas subidas e parece que os kms nunca mais passam. O golpe derradeiro na nossa moral foi-nos dado por um rapazola espanhol, gordito, com uns 15-16 anos, que passou por nós numa dessas subidas, em grande velocidade e a comer um chupa-chupa...
Por fim lá chegamos. A cidade estava cheia e muito animada como de costume.
Após a obtenção da Compostela, a visita à catedral e feita a "foto de família", regressamos a Portugal.
Como balanço final refira-se que não tivemos quedas ou avarias e que prevaleceu sempre a boa disposição entre todos os elementos, o que tornou este passeio muito agradável!
O Tiago Borges ficou freguês e em Junho deve acompanhar o Bruno.
Para o ano haverá mais! CM

2ª Etapa: Ponte de Lima - Redondela (2.Mai.2009)



Esta etapa, que sabíamos ser a mais difícil, acabou também por ser a mais animada, já que partilhamos o Caminho com muitos companheiros vindos das zonas de Gaia, Maia, Fafe, Serra da Estrela, etc.
E se no primeiro dia a frase-chave foi do Carlos Borges, que perguntava se alguém queria comprar uma camisola quentinha, neste dia a frase foi: Toca Zé! já que um dos elementos do grupo da Serra da Estrela carregava uma "ronca"!
Subimos a Cruz dos Mortos sem grandes dificuldades, na companhia de uma menina da equipa Bicivendas, que mais tarde fez questão de pedalar connosco durante algum tempo.
Chegados a Valença fomos almoçar uma bacalhauzada e foi altura de substituir o nosso ponta-de-lança, tendo trocado o Valpaços pelo Alvarinho.
A abarrotar de comida e com o calor a apertar tivemos de comprar bebidas em vários sítios, tendo o Aquarius (passe a publicidade) salvo o dia.
Fizemos a subida do Santiaguiño de Antas e paramos; foi aí que também chegou o grupo da Serra da Estrela e deitaram-se à sombra! O homem da ronca já nem tocava e ainda queriam ir dormir a Pontevedra...
Por falar em dormir, recebemos entretanto pelo Bruno a má notícia: o parque de campismo de Redondela está(va) fechado.
Com o dia a acabar chegou o frio e como tivemos de pedalar ainda uns kms até à zona da praia as perspectivas para o descanso estavam a tornar-se negras.
No entanto, quando chegamos tínhamos as autocaravanas prontas para tomarmos banho e os jaquinzinhos pescados pelo pai do Bruno com um grande arroz!
Após o chamado "passeio higiénico" e a visualização das fotos do dia tratamos de dormir para nos restabelecermos para o último dia.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1ª Etapa: Porto - Ponte de Lima (1.Mai.2009)




Um dia em cheio...



Começamos às 7:00H, e já com uma baixa à partida (por lesão) e após 12 Horas de estrada, monte e rio, chegamos a Ponte de Lima... com muitas paragens pelo meio para ver a paisagem ;) e com ajuda do Valpaços.

Não satisfeitos, começamos logo uma nova etapa, procurar sitio para passar a noite, e que novela... rapidamente chegamos à conclusão que a crise não chegou ao turismo de Ponte de Lima, fomos parar ao Parque de Covas em V.N. Cerveira!!! às 21H!!!



Vamos descansar... até amanhã...